O Governo de São Paulo iniciou oficialmente nesta quarta-feira (9), no Hospital da Mulher, a campanha Outubro Rosa, com o Dia D de prevenção e combate ao câncer de mama. O evento contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas e reuniu diversas autoridades estaduais para lançar uma série de ações focadas na conscientização e prevenção da doença, que é uma das principais causas de mortalidade entre mulheres no mundo. O destaque da campanha é o oferecimento de exames gratuitos de mamografia, por meio das Carretas da Mamografia, para mulheres entre 50 e 69 anos.
Durante o evento, o governador enfatizou a importância da prevenção: “Muitas pessoas são acometidas por câncer de mama porque não fazem mamografias preventivas. Precisamos investir na prevenção para evitar que as doenças sejam descobertas em estágios avançados”.
A campanha é uma iniciativa intersecretarial que envolve as Secretarias de Políticas para a Mulher, Saúde, Esportes, Transportes, além de órgãos como a Defensoria Pública do Estado. O objetivo é sensibilizar a população feminina sobre a importância do autocuidado e dos direitos das mulheres que enfrentam a doença.
Ações e atividades pelo estado
Durante todo o mês de outubro, unidades de saúde em várias regiões do estado se mobilizam para oferecer exames preventivos, como mamografias, e promover a conscientização sobre o câncer de mama. Entre as principais iniciativas está o programa Mulheres de Peito, que disponibiliza Carretas de Mamografia para a realização de exames gratuitos em diversas cidades paulistas. Mulheres entre 50 e 69 anos podem realizar o exame apenas com a apresentação do RG e do cartão SUS, sem a necessidade de pedido médico.
As Carretas de Mamografia percorrerão cidades como Jacareí, Registro, Ilha Comprida, Caraguatatuba e Itaquaquecetuba, além de bairros da capital, como o Brás. Confira o itinerário completo das carretas aqui.
Apoio à autoestima e cuidados
Uma das atividades de destaque no Dia D é o Tattoo Truck Tour, um estúdio móvel de tatuagem que estará na Estação Marechal Deodoro, da Linha 3-Vermelha do Metrô, entre os dias 15 e 17 de outubro. Nessa ação, pessoas com cicatrizes decorrentes do câncer de mama poderão receber tatuagens gratuitas, transformando-as em arte e ajudando a melhorar a autoestima dos sobreviventes. A iniciativa é realizada em parceria com o estúdio Nanni Ink e é voltada para homens e mulheres maiores de 18 anos, com cicatrizes de mais de um ano e que não estejam em tratamento de quimioterapia.
Outros eventos e mutirões de serviços
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) realizará, no dia 29 de outubro, seu tradicional desfile com pacientes, em um evento que celebra a vida e a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Além disso, mutirões de serviços estão sendo realizados em locais como as estações Brás da CPTM, Vila Prudente do Metrô e o Terminal Jabaquara da EMTU, oferecendo orientação jurídica e sobre os direitos das mulheres em tratamento contra o câncer.
SP por Todas: Saúde e Empreendedorismo
Todas essas ações fazem parte do movimento São Paulo por Todas, que busca proteger as mulheres e combater a violência, além de promover a autonomia financeira e a saúde feminina. O projeto oferece, além dos exames de mamografia, cursos gratuitos de empreendedorismo em parceria com o Sebrae e o Senac, incentivando a capacitação profissional e a independência econômica das mulheres.