A Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (19), investimentos no Hospital Regional de Piracicaba (SP).
O Governo Estadual informou que vai dobrar o orçamento anual da unidade, chegando a R$ 100 milhões, para ativação da capacidade plena dos serviços.
Atualmente, o HRP tem 60 leitos (incluindo leitos de UTIs). Com a concessão do subsídio, o hospital, que é referência na região, passará a ter 130 leitos. O hospital também terá o dobro de salas cirúrgicas. De quatro salas passará a ter oito.
Por meio dessa expansão, será possível realizar mil procedimentos cirúrgicos mensalmente, entre eletivos, ambulatoriais e de Hospital-Dia, mais que o triplo do atualmente contratado, de 300 por mês.
O número de atendimentos no ambulatório médico também deve crescer cerca de três vezes, chegando a 4,8 mil consultas mensais, contra 1,7 mil até então. Novas especialidades passam a integrar o rol da unidade, incluindo Urologia, Buco-Maxilo e Cirurgia Plástica, entre outras. O número de exames ofertados à rede de saúde regional também crescerá 50%, passando de 1,2 mil para 1,8 mil, incluindo diagnósticos por imagem como endoscopia, tomografia e ressonância magnética.
Os serviços serão expandidos gradativamente, com aumento da produção a partir deste ano, e o hospital terá a sua produção plena em setembro de 2022.
Durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Piracicaba, o vice-governador, Rodrigo Garcia, destacou que a estimativa é que até o ano que vem o Hospital Regional esteja funcionando com 100% da capacidade.