Não é segredo para ninguém que o Google está tentando, através de seus serviços proprietários, rastrear todas as atividades de cada pessoa. Recentemente foi revelado que a empresa tem acesso as informações de compras de seus usuários, sendo possível obter informações do que comprou, onde e quando.
A empresa desenvolveu uma ferramenta especial que analisa as verificações que chegam ao correio do cliente. Todas as informações sobre compras são armazenadas em uma seção separada do serviço de e-mail do Gmail.
Os dados de compras armazenados em uma seção separada é de acesso apenas as pessoas autorizadas.
O Google relatou que não é rastreado os movimentos dos usuários, mas utilizam desta função apenas para facilitar o trabalho deles na Web.
A empresa acrescentou ainda, que em um único local, eles conseguem coletar todas as informações sobre bens e serviços adquiridos, e segundo eles é conveniente a análise deste “setor” para entender as preferências do usuário.
Especialistas são céticos quanto a tais explicações e acreditam que a empresa deveria ter relatado isso aos usuários antes.
De fato esse serviço ajuda na seleção de publicidade contextual. Contudo, não se sabe o quanto o Google coleta de dados nas verificações de usuários.
Especialistas em segurança recomendam excluir dados de compra.