Golpistas estão enviando mensagens para moradores da região, e também de várias partes do país, informando que pessoas que possuem dívidas registradas na Dívida Ativa da União precisam regularizar a situação. Trata-se de mais um golpe aplicado por criminosos pela internet.
Nas mensagens, os estelionatários pedem a confirmação de dados cadastrais e afirmam que o CPF da vítima será bloqueado, alegando ser a “última notificação antes da execução judicial”. Os golpistas também dizem que existem pendências financeiras que podem resultar em bloqueio de contas bancárias, protesto em cartório e negativação do CPF.
Ao final do texto, os criminosos disponibilizam um link para que o “suposto devedor” acesse e “regularize” a situação. Não clique neste link.
O Rápido no Ar alerta que isso é um golpe. A Caixa Econômica Federal não utiliza mensagens com links para informar clientes sobre dívidas, nem solicita confirmação de dados por telefone.
Os golpistas utilizam o nome gov.br e um logotipo semelhante ao do gov.br para tentar manipular e enganar as vítimas, passando uma falsa sensação de credibilidade.
Nossa equipe de reportagem recebeu uma dessas mensagens e decidiu divulgar o caso para alertar a população. Ao clicar no link, a pessoa pode permitir acesso a aplicativos e contas bancárias, possibilitando que os criminosos apliquem fraudes e causem prejuízos financeiros.
A orientação do Rápido no Ar é clara: não clique em links, não informe dados pessoais e, em caso de dúvida, procure diretamente uma agência bancária.




