Paralisadas por conta da pandemia do novo coronavírus, as novelas da Globo e Record, retomarão suas filmagens a partir de hoje, dia 10. Em ambas emissoras, há uma certeza: o ritmo não será o mesmo de antes da pandemia e tudo ocorrerá de maneira mais lenta por conta dos novos protocolos de segurança.
As novas gravações contarão com elenco reduzido, menos pessoas no estúdio e um novo modo de encenar, com muito cuidado para não haver contato físico entre os atores.
A expectativa é de que o número de cenas por dia, caia pela metade e, por conta disso, a previsão de retorno ao ar dos folhetins foi movida para 2021. Antes da pandemia, 25 cenas eram filmadas diariamente.
“Amor de Mãe” e “Salve-se Quem Puder” tiveram suas durações reduzidas. Uma terminara com metade dos episódios e a outra terá 50 episódios a menos do que o planejado.
Foram criadas divisórias de acrílico em áreas de convivência do elenco e camarins passarão a ser exclusivos nos bastidores da rede Globo. A maquiagem e figurino deverão ser providenciados em casa pelos próprios atores.
Já na Record, a novela “Amor Sem Igual” retoma suas gravações também seguindo todos os protocolos e medindo temperatura dos atores antes de entrarem em ambientes fechados.
Em todas estas novelas, alguns personagens secundários sumirão e alguns não terão direito a desfecho, dando prioridade à narrativa dos protagonistas.