A Guarda Civil Municipal (GCM) decretou um reforço nas ações de segurança para o mês de setembro. Uma portaria, assinada pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, e que estará disponível na edição de terça-feira (29) do Jornal Oficial do Município, libera a criação de 492 Diárias por Atividade Complementar (DAC). Cada diária representa dez horas adicionais de trabalho por guarda civil, permitindo uma presença mais robusta nas ruas da cidade.
Marchi destaca que a medida visa ampliar a capacidade operacional dos guardas. “Nossa intenção é agir em várias frentes, ampliando a capacidade de trabalho dos nossos guardas”, afirma. O prefeito Mario Botion, que sancionou a lei municipal 928 em abril deste ano, permitindo que a GCM realize horas extras, reitera a importância da iniciativa. “A atividade complementar dos guardas civis tem por finalidade ampliar de forma considerável a sensação de segurança dos cidadãos”, diz Botion.
De acordo com a portaria, as 492 diárias complementares serão distribuídas em diversas ações da GCM ao longo de setembro. As atividades incluem a “Operação Intervenção”, vigilância e manutenção de prédios públicos, “Operação Silêncio”, “Operação Comércio Seguro” e “Operação Parque Seguros”.