A Guarda Civil Municipal de Cordeirópolis (SP) integra o Comitê Municipal de combate ao coronavírus na cidade. De acordo com a corporação, A GCM realiza importante função de fiscalização quanto ao cumprimento do isolamento social da população que foi diagnosticada, bem como daqueles que estão em contato com pessoas positivadas para a doença.
De acordo com a corporação, diariamente a Secretaria de Saúde envia boletins sobre os casos ao GCM Leonardo Maximiliano, que é coordenador do Centro de Monitoramento. Com os endereços, ele elabora plano de ação para certificar que de fato essas pessoas estejam cumprindo de forma efetiva o período de quarentena determinado pelo médico. “Nas visitas, temos encontrado as pessoas em casa e estão seguindo à risca a determinação para que permaneçam em isolamento social durante o período estabelecido, contribuindo de forma direta para que não haja aumento de contaminação”, conta o GCM.
Além das visitas, outra ferramenta usada é a muralha digital, que também fiscaliza a circulação de veículos pertencentes àquelas famílias que devem cumprir o período de quarentena. “Além de conhecermos as pessoas e onde moram, recebemos da Polícia Civil um relatório sobre veículos cadastrados em nome daquelas pessoas e automaticamente as placas são inseridas no software da muralha digital, onde o veículo também é monitorado para que possamos ter informação em tempo real sobre um possível descumprimento do isolamento social daquela pessoa ou família, vindo a colocar outras pessoas em situação de contágio”, acrescenta Maximiliano.