Um estudo publicado na revista científica Animal Cognition aponta que os gatos têm total consciência de que os humanos estão tentando conversar, mas simplesmente os ignoram.
De acordo com os pesquisadores, os gatos alteram seu comportamento quando ouvem a voz de seu tutor direcionada a eles, mas não quando ouvem a voz de um estranho ou do tutor falando com outra pessoa.
Para a pesquisa, os cientistas recrutaram 16 gatos domésticos. Quando os gatos ouviram uma gravação de seu dono chamando seu nome, a maioria virou os ouvidos para os alto-falantes, moveu o corpo com mais intensidade ou exibiu pupilas dilatadas.
Ao ouvir as mesmas frases ditas por um estranho, os animais permaneceram desinteressados independente do tom utilizado. Os gatos só reagiram quando ouviram a versão direcionada a eles, sugerindo que são capazes de distinguir essas frases das que são voltadas a alguma pessoa.
A equipe aponta que os gatos domésticos geralmente modificam suas próprias vocalizações ao abordar seus donos e tendem a ronronar em um tom mais alto do que os gatos selvagens.
“Nossos resultados destacam a importância das relações com gatos domésticos, que não parecem generalizar a comunicação desenvolvida”, diz um dos autores.