A equipe técnica do Zoológico de Limeira (SP) e o Pelotão Ambiental da GCM realizaram a soltura de dois gambás na semana passada. Os animais foram soltos na área verde do Horto Florestal, onde poderão encontrar abrigo e alimento.
Ambos foram levados ao Zoo ainda filhotes e receberam cuidados veterinários até estarem aptos a viver na natureza. Um deles era macho e chegou em dezembro após ter sido encontrado sozinho. A equipe o amamentou com uso de seringas e aos poucos ele aprendeu a se alimentar sozinho. Já a fêmea foi encontrada em uma residência com a mãe, que fugiu ao avistar um cachorro. Ela chegou no Zoo em janeiro.
Os gambás são animais de hábitos noturnos e realizam importante papel ecológico. Eles são onívoros. Como se alimentam de frutos, são ótimos dispersores de sementes. Além disso, consomem animais como baratas, carrapatos, escorpiões e pequenas cobras, contribuindo com o controle biológico.
CUIDADOS
É comum que aconteçam incidentes entre animais domésticos e silvestres, no entanto é necessário manter seu distanciamento a fim de evitar acidentes e proliferação de doenças, além de desequilíbrios ecológicos. Para prevenir esses incidentes, é importante que a população esteja atenta e tome alguns cuidados.A equipe do Zoo orienta a manter forros e telhados sem aberturas e fazer o descarte do lixo de maneira adequada. Nunca se deve alimentar animais silvestres e é importante evitar que sobras de ração fiquem em ambiente aberto no período da noite.
Os animais silvestres são protegidos pela Lei Federal nº 9.605/98.