A Seleção Brasileira Feminina estreia hoje nos Jogos Olímpicos de Paris, contra a Nigéria, às 14h (de Brasília), no Stade Bordeaux Atlantiqueem, na cidade de Bordeaux. Espanha e Japão completam o Grupo C. Além delas, outras oito seleções disputam a primeira fase do torneio, formando os Grupos A e B.
O técnico Arthur Elias, ex-Corinthians, aposta em Marta, seis vezes melhor do mundo. A Rainha deve jogar ao lado de Yaya e Duda Sampaio, enquanto no ataque as mais cotadas para o time titular são Ludmila, Adriana e Gabi Nunes. A Seleção Brasileira está em busca do ouro inédito. Foram duas pratas, em 2004 e 2008.
A seleção africana já fez história nas Olimpíadas, como na edição de 2004, em Atenas, quando chegou às quartas de final. Esse, aliás, foi o melhor desempenho nigeriano nos Jogos.
Ao longo da história, só houve dois jogos entre as duas equipes. No primeiro deles, na campanha histórica da Copa do Mundo de 1999, nos EUA, Brasil e Nigéria empataram por 3 a 3 no tempo normal, com dois gols de Cidinha e um de Nenê. A partida valia vaga para a fase semifinal e o triunfo brasileiro veio na prorrogação, com um gol de falta cobrada por Sissi.
Já nas Olimpíadas de 2008, na China, a Amarelinha venceu por 3 a 1, com três gols de Cristiane, na partida que deu à equipe o primeiro lugar do Grupo F.
O retrospecto da Seleção Brasileira contra adversárias africanas é positivo. Ao todo, foram nove partidas disputadas até hoje, com sete vitórias e dois empates.
O confronto com a Nigéria em 1999 foi o primeiro do Brasil contra seleções da África. Só recentemente é que esses jogos passaram a ser mais frequentes.
Os últimos deles foram contra a África do Sul, em dois amistosos nos quais o Brasil foi visitante. O primeiro, em 2 de setembro de 2022, em Johannesburgo, terminou com o placar de 3 a 0 para o Brasil.
No outro, três dias depois, em Durban, a Seleção Brasileira aplicou uma goleada por 6 a 0.
Provável Brasil para a estreia: Lorena; Antônia, Thais Ferreira, Rafaelle e Tamires; Marta, Yaya e Duda Sampaio; Ludmila, Adriana e Gabi Nunes. Técnico: Arthur Elias.
Handebol
A Seleção Brasileira Feminina de Handebol enfrenta a Espanha, hoje às 9h (horário de Brasília) na estreia dos Jogos Olímpicos. O Brasil está no Grupo B ao lado de Hungria, Holanda, França, Angola e da própria Espanha.
Já o Grupo A conta com Noruega, Alemanha, Eslovênia, Suécia, Dinamarca e Coreia do Sul. As quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final.
As brasileiras buscam superar as melhores campanhas, em Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016, quando chegaram até às quartas de final. Em Tóquio, a seleção foi eliminada ainda na primeira fase.