O número de furtos de hidrômetros em Limeira dobrou nos primeiros cinco meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados revelados pela BRK, concessionária responsável pelo abastecimento água do munícipio. De janeiro a maio de 2022 foram registrados 80 casos, enquanto que em 2021 foram 41 ocorrências no período. No comparativo com 2020, quando aconteceram 20 casos, o número é quatro vezes maior.
A média mensal também disparou nos últimos dois anos. Em 2020, era de 4 casos; em 2021, saltou para 8 casos, e em 2022 esse número dobrou, passando para uma média de 16 ocorrências por mês. “Atualmente, é como se a cada dois dias um hidrômetro fosse furtado na cidade”, explica Karina Pereira, coordenadora comercial da BRK.
O hidrômetro é um equipamento de precisão que registra o volume de água consumido em um imóvel, conectado ao sistema de abastecimento e é indispensável para que os clientes controlem o volume de água utilizado em suas residências e estabelecimentos, e mantenham hábitos de consumo consciente, fundamentais para planejar o orçamento e para a preservação do meio ambiente.
O furto desse equipamento é um ato de vandalismo e interfere diretamente no índice de perdas de água da cidade, além de ocasionar desperdício. “No início da concessão, em 1995, o índice de perdas no sistema de distribuição de água em Limeira era de 45%. A concessionária, por meio de uma série de ações operacionais, com foco preventivo e tecnológico, conseguiu reduzir esse índice para 19,67% (média de 2021). Porém, quando ocorre um furto de hidrômetro a água é desperdiçada, interferindo no índice de perdas e causando prejuízos ao meio ambiente e à população”, explica Karina.
A BRK realiza a gestão do parque de hidrômetros, por meio de um sistema de inteligência artificial que faz a análise de possíveis fraudes e irregularidades, bem como verifica sistematicamente a integridade dos equipamentos com inspeções técnicas no local.
A recomendação da empresa para minimizar as ocorrências de furtos dos hidrômetros é o remanejamento do cavalete, para que ele seja instalado no novo padrão e fique em frente ao imóvel, dentro de uma caixa que abriga e protege o equipamento. Para essa adequação, é preciso solicitar o serviço por meio do WhatsApp (11) 99988-0001 ou ir até à Loja de Atendimento, localizada na rua Visconde do Rio Branco, nº 186, no Centro, com a documentação necessária.
A concessionária também orienta que, diante de um caso de furto do equipamento, o cliente procure um dos canais de atendimento da empresa e apresente o Boletim de Ocorrência. Os contatos disponíveis são o telefone 0800 771 0001 (com funcionamento 24h por dia), o WhatsApp:, o site (www.brkambiental.com.br/limeira) ou ainda as redes sociais (www.facebook.com.br/brk.ambiental).