A ocorrência de furtos de hidrômetros na cidade de Limeira teve um expressivo aumento de 75% neste primeiro semestre de 2021, se comparado com o mesmo período no ano passado. Até que a reposição seja feita, a rede permanece desperdiçando água potável, o que é ainda mais crítico se considerado o risco de crise hídrica que a região vive agora por conta da estiagem.
De acordo com a BRK, somente este ano já foram registrados 49 furtos dos equipamentos. Além disso, 28 casos ocorreram ainda nos primeiros 11 dias do mês de junho.
Nas últimas semanas o Rápido no Ar noticiou o aumento de casos de hidrômetros que estariam sendo levados por criminosos na cidade. Na sexta-feira (11) havia a informação de pelo menos 8 furtos na região do Jardim São Lourenço e na semana anterior mais 5 na região do Jardim Lago Azul.
Segundo a concessionária, as ocorrências são fruto de vandalismo. A orientação é para que os clientes, a fim de evitar esse tipo de situação, realizem a adequação do cavalete, de maneira que o hidrômetro fique dentro da caixa padrão da empresa, que tem lacre e reduz a possibilidade de furtos.
Quando é registrado um furto de hidrômetro, o cliente deve registrar um Boletim de Ocorrência e solicitar o reparo junto a um dos canais oficiais da concessionária. A BRK alega que o tempo médio do reparo, nestes casos, varia de 30 minutos até 2 horas, a depender da avaria causada pelo furto.
Os canais de atendimento da BRK para solicitar uma nova instalação, que não é cobrada quando o caso de furto foi registrado em BO junto à Polícia, são o telefone 0800 771 0001 (com funcionamento 24h por dia) e, em horário comercial, o WhatsApp: (11) 99988-0001, o site (www.brkambiental.com.br/limeira) ou ainda as redes sociais (www.facebook.com.br/brk.ambiental).