A Estação Elevatória do Kobayat Líbano, uma das unidades do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba (SP), foi invadida e teve cabos de energia furtados na madrugada desta quarta-feira (24). Com isso, os bairros Novo Horizonte, São Jorge, Água das Pedras e toda a região do Nova Suíça, Volta Grande e Água Bonita ficaram desabastecidos durante a manhã de hoje, mas o abastecimento já foi restabelecido.
Segundo informações da Prefeitura de Piracicaba, foram levados aproximadamente R$ 6 mil em cabos de energia que alimentam os motores da estação. Além do material, também avaliado um prejuízo de mais de R$ 3 mil em mão de obra.
Em outubro, a Casa de Bombas do Semae, na Pauliceia, foi furtada duas vezes na mesma noite. Foram levados cabos da entrada de energia, o que causou o desabastecimento em cerca de 20 bairros.
Aproximadamente 15 dias após, criminosos furtaram cabos e sensores do sistema de telemetria dos reservatórios de água do bairro Boa Esperança. Porém, a equipe de operadores do Semae percebeu a perda do sinal de nível do reservatório e, imediatamente, foi feita a reposição do sensor, evitando o desabastecimento.
“Vale lembrar que ações como essas, além de causarem grande prejuízo aos cofres públicos, prejudicam também os usuários que não possuem caixa d’água domiciliar, pois ficam imediatamente desabastecidos”, explicou Mauricio Marques de Oliveira, presidente do Semae.