Com a chegada de uma onda de frio intenso em São Paulo, o Cetras-SP reforçou as ações de proteção aos animais em tratamento no Parque Ecológico do Tietê, garantindo conforto térmico e bem-estar às espécies sensíveis às baixas temperaturas.
Para enfrentar a queda acentuada das temperaturas, o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras-SP), ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), adotou medidas especiais nos recintos onde ficam os animais. Foram instaladas cortinas para retenção de calor, disponibilizadas caminhas com tecidos térmicos e ativados aquecedores. Os indivíduos mais vulneráveis, como filhotes de aves, jacarés e jabutis, foram transferidos para ambientes climatizados com aquecimento.
Segundo a coordenadora Liliane Milanelo, a rápida resposta é essencial: “Quando a temperatura cai muito, é fundamental agir rapidamente para preservar o bem-estar desses indivíduos, especialmente os que não estão adaptados ao clima frio”, afirmou.
Espécies do Nordeste recebem atenção redobrada
Animais nativos de regiões mais quentes são os mais afetados pela queda de temperatura. No Cetras-SP, espécies como o galo-da-campina, jabutis e saguis estão entre os que recebem cuidados extras. “Reforçamos a proteção dos recintos e mantemos alimentação adequada com itens que ajudam a manter a temperatura corporal”, explicou Lilian Sayuri Fitorra, chefe da unidade.
Além disso, os recintos desses animais foram adaptados com recursos que evitam a perda de calor e proporcionam mais conforto durante a frente fria.
Alimentação reforçada para garantir energia
Outra medida importante foi o ajuste na alimentação. A equipe técnica preparou dietas com maior teor calórico para ajudar os animais a manterem a temperatura corporal. Castanhas, sementes, mel e insetos ricos em gordura e energia passaram a compor as refeições.
“No frio, os animais gastam mais energia tentando manter a temperatura do corpo. Por isso, é fundamental oferecer uma alimentação adequada e nutritiva”, destacou Sayuri.
Cetras-SP é referência no resgate de fauna silvestre
O Cetras-SP é uma das principais unidades do estado para o acolhimento de animais vítimas de tráfico, maus-tratos e outros riscos. No primeiro semestre de 2025, a unidade recebeu 3.624 animais, sendo 2.822 aves, 388 mamíferos, 411 répteis e 1 anfíbio, somando 204 espécies diferentes.
Deste total, 80,56% dos animais foram reabilitados e devolvidos à natureza. A população pode colaborar em casos de resgate acionando a Polícia Militar Ambiental (190), o Corpo de Bombeiros (193) ou a Guarda Municipal.