Nesta segunda-feira (5), foi lançada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas. Sob a coordenação do deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) e do vice-coordenador deputado Helinho Zanata (PSC), o colegiado terá como objetivo desenvolver legislações e intermediar soluções para os desafios enfrentados pelas nove regiões metropolitanas do estado.
A cerimônia de lançamento ocorreu no Auditório Teotônio Vilela e contou com a presença de autoridades como o deputado Luiz Claudio Marcolino (PT), o vice-coordenador deputado Helinho Zanata (PSC), o deputado Paulo Fiorilo (PT), o secretário Estadual de Habitação, Eli Corrêa Filho, o prefeito de São Pedro, Tiago Silva, a vice-prefeita de Cordeirópolis, Fátima Celin, o presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba e presidente da Câmara de Capivari, Tiago Braggion, além de vereadores e outras autoridades de municípios do estado.
As nove regiões metropolitanas que serão abordadas são: São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba e Litoral Norte, São José do Rio Preto, Piracicaba e Sorocaba. Segundo o deputado Luiz Claudio Marcolino, essas regiões abrangem 236 municípios e cerca de 37 milhões de pessoas, o que corresponde a 80% da população do estado de São Paulo.
O deputado ressaltou que é necessário que essas regiões produzam resultados e benefícios esperados, levando em consideração aspectos como desigualdades sociais, planos diretores menos individualistas, recursos financeiros, desigualdades inter-regionais, gestões metropolitanas ativas, integração e mobilidade, conquista de autonomia e a visão do novo governo em relação às regiões metropolitanas.
Marcolino também destacou que algumas regiões metropolitanas, como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Piracicaba e Jundiaí, ainda possuem pendências documentais e entraves a serem discutidos e solucionados.
O vice-coordenador, Helinho Zanata, ressaltou a importância de uma análise criteriosa de cada região, considerando suas especificidades individuais.
Para os próximos quatro anos, está prevista a realização de visitas nas regiões metropolitanas, descentralizando o debate e aproximando as discussões. O deputado Luiz Claudio Marcolino enfatizou que será enviado um pedido de interesse para participar da coordenação executiva da Frente Parlamentar.
Com a criação da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas, busca-se uma atuação suprapartidária na busca por soluções e desenvolvimento das regiões metropolitanas do estado de São Paulo.