Nem mesmo com a torcida de todos os times do Brasil (com exceção do Ceará), foi suficiente para o Fortaleza voltar com o título da Copa Sul-Americana. Após empatar por 1 a 1 no tempo normal e nos dois tempos da prorrogação, o time brasileiro perdeu o título para a LDU nos pênaltis por 4 a 3. O jogo foi realizado no Estádio Domingo Burgueño, em Maldonado (URU).
O Fortaleza saiu na frente com Lucero aos 2 minutos do 2º tempo, mas levou o empate ao 10, com Alzugaray.
Nas penalidades, João Ricardo pegou duas cobranças, uma delas de Paolo Guerrero, ex-Corinthians. Porém, Alexander Dominguez foi o heroi equatoriano, defendendo as penalidades de Silvio Romero, Pedro Augusto (seria o gol do título) e Brítez.
O time comandado por Juan Pablo Voyvoda voltou para a casa com dois milhões de dólares de premiação e com o calor da torcida, que fez questão de enaltecer o segundo lugar nesta competição tão difícil.
A LDU por sua vez, ficou com dez milhões de dólares e faturou seu segundo título da Sul-Americana, já que havia vencido em 2009, diante do Fluminense.
A LDU liderou o Grupo A, que tinha Botafogo, Magallanes e César Vallejo na primeira fase. Se classificou em primeiro, com 12 pontos (três vitórias e três empates). Nas oitavas de final, avançou em duelo tenso contra o Ñublense. Isso porque venceu no Chile por 1 a 0, mas perdeu diante de sua torcida por 3 a 2. Precisou das penalidades máximas para vencer por 4 a 3 e avançar.
Nas quartas de final deixou para trás o São Paulo, vencendo nos pênaltis por 5 x 4, no Morumbi, após perder por 1 a 0 no tempo normal, gol do zagueiro Arboleda. No Equador, o placar foi de 2 a 1 a seu favor. Em seguida passou pelo Defensa y Justicia, vencendo por 3 a 0, em casa e segurando um empate sem gols na Argentina.
Fortaleza 1 x 1 LDU (3 x 4)
Gols – Lucero, aos dois minutos, Alzugaray, aos 10 minutos do segundo tempo.
Local – Estádio Domingo Burgueño, em Maldonado (URU).
Árbitro – Jesús Valenzuela (VEN).
Fortaleza – João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre (Lucas Sasha), José Welison (Pedro Augusto) e Pochettino (Thiago Galhardo); Guilherme(Yago Pikachu), Marinho (Machuca) e Lucero (Silvio Romero). Técnico – Juan Pablo Vojvoda
LDU – Alexander Domínguez; Quintero, Ricardo Adé, Facundo Rodríguez e Quiñonez (Bryan Ramírez); Piovi, Maurício Martínez e Sebastián González (Alvarado); Jhojan Julio, Ibarra (Alzugaray) e Paolo Guerrero. Técnico – Luis Zubeldía.