Econômica, conectada, com tecnologias de ponta e o motor mais potente da categoria, a Ford Transit Furgão começa a chegar às concessionárias brasileiras nesta semana com uma série de diferenciais para garantir o melhor retorno financeiro a empresas, empreendedores e autônomos, que utilizam o veículo como uma ferramenta de trabalho, um verdadeiro “escritório sobre rodas”.
Na esteira da versão para passageiros, o novo furgão chega ao Brasil voltado para transporte de mercadorias, e-commerce, entre outros, e é parte integrante da recém-criada Divisão de Veículos Comerciais da marca.
“A Transit é um ícone global, com mais de 60 anos de tradição, e chega ao Brasil com os mesmos atributos que a tornaram líder de vendas na Europa e nos Estados Unidos, o que reafirma sua alta qualidade e desempenho”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.
Para conquistar o mercado nacional, o furgão mais completo da categoria tem a conectividade de série como um facilitador para garantir a máxima produtividade do cliente comercial. Por meio de um modem embarcado, com informações precisas, é possível antecipar ocorrências e ganhar agilidade no reparo.
Além disso, o modem também possibilita recursos como o acompanhamento preventivo inteligente e a geração de relatórios com indicadores para o negócio. No primeiro caso, como a conectividade integrada da Transit é capaz de detectar mais de 3 000 tipos de alertas de funcionamento. Dependendo da severidade desses alertas, um atendente entra em contato proativamente com o cliente para informar e orientar na solução, podendo evitar paradas desnecessárias.
Os clientes ainda têm à disposição o aplicativo FordPass, que traz agilidade e conveniência aos profissionais que não podem parar.”Com o FordPass, o consumidor tem comandos e informações na palma da mão que o ajudam a melhorar a produtividade do seu negócio ao manter o seu veículo sempre rodando”, afirma Lastra.
Com o aplicativo, é possível conferir a quilometragem, o nível de combustível, localizar o veículo remotamente, agendar e acompanhar serviços online e receber relatórios mensais com indicadores para o negócio, como consumo de combustível e de Arla 32/Adblue, além das distâncias percorridas.
Mostrando sua vocação urbana, a Transit é a única da categoria com sistema auto start-stop. O dispositivo aumenta a economia de combustível na cidade. Outra exclusividade do veículo são os três modos de direção – Normal, Econômico e Escorregadio. Eles variam a calibração do módulo do motor, da curva do pedal do acelerador e do desempenho do ar-condicionado. Já a tração traseira, garante melhor performance e menor desgaste de pneus, freio e embreagem.
E as vantagens da Transit ultrapassam as dimensões do veículo. “Ela faz parte de um ecossistema completo criado para oferecer máxima produtividade para o cliente comercial, com o melhor produto e o menor custo total de operação”, destaca Lastra.
Os diferenciais se refletem diretamente no bolso do consumidor, com um custo de posse menor. É o caso das peças de desgaste e reparo, que apresentam valores de 15% a 20% abaixo do principal concorrente.
Além disso, o veículo possui garantia de um ano ou 100.000 km, assim como revisões a cada 20.000 km com o programa de revisão Preço Fixo. Dessa forma, o usuário consegue ter previsibilidade de custo em qualquer lugar do Brasil.
Segurança e conforto
Outro diferencial do furgão é a segurança. Assim como a versão de passageiros, o novo furgão é líder da categoria em potência, dirigibilidade e segurança, recebendo nota máxima do Euro NCAP, autoridade independente de segurança veicular da Europa.
Como o conforto também pode influenciar na produtividade, a Transit foi projetada para ser comparável a veículos de passeio. A sua cabine é a mais silenciosa da categoria, 20% melhor que as opções do mercado.
A praticidade está refletida nos nichos para copos e garrafas e um compartimento sob o banco do passageiro para acomodar mochila ou ferramentas. Outro recurso útil é o encosto rebatível do banco do passageiro, que se transforma em uma mesa de apoio para notebook.
“O motorista não precisa desencostar do banco para acessar todos os comandos e pode se concentrar em dirigir com segurança”, destaca Lastra. “São facilidades que fazem a diferença principalmente para quem tem que enfrentar longas jornadas no volante.”