O Ford Ka tirou nota zero em um teste realizado para a Latin NCAP, organização não-governamental que realiza testes de colisão com os carros na América Latina.
Nos últimos resultados de 2020, usando um novo protocolo para avaliação da segurança veicular mais regidas, o Ford Ka por não ter um controle de estabilidade eletrônico (ESP) sofreu uma penalidade alta, mas os problemas vão além disso. O carro também apresentou um desempenho muito baixo na proteção de adultos e crianças.
No teste de colisão dianteira, o carro teve notas boas e medianas e apresentou uma estrutura estável.
Mas quando se tratou de colisão lateral, o Ford Ka teve nota zero na proteção a região do Tórax.
Sem airbags laterais, o carro ficou sem fazer crash-test lateral contra poste e zerou por ter ESP, além da falta de frenagem automática de série.
O resultado final do Ford Ka foi de 34% para adultos, 9% para crianças, 50% para pedestres e 7% em tecnologia.
A Ford, em nota, afirmou que irá aumentar a segurança do carro e instalar mais equipamentos, como controle de instabilidade e airbag lateral.
“O Ford Ka atende e excede os requisitos legais de segurança nos países onde é comercializado. No protocolo anterior do Latin NCAP, o mesmo veículo foi classificado com 3 estrelas. A Ford está trabalhando para adicionar equipamentos de segurança de série na linha Ka, como controle eletrônico de estabilidade e airbags laterais”
Veja imagens do teste:
A Latin NCAP adotou novos protocolos de avaliação e com as mudanças, o teste se aproxima bastante do protocolo usado pelo Euro NCAP desde 2014.
A primeira semelhança diz respeito ao esquema de concessão de notas. A partir de agora, haverá somente uma classificação, de 0 a 5 estrelas, ao contrário do modelo atual que classifica de forma separada as estrelas para adultos e crianças.
Será exigida boa performance em todas as quatro áreas simultaneamente para concessão de notas altas. Desempenho ruim, mesmo em apenas um dos aspectos, renderá notas baixas. A classificação máxima de 5 estrelas será obtida apenas pelo veículo que alcançar simultaneamente as seguintes exigências: pontuação de pelo menos 75% na proteção para ocupantes adultos, pelo menos 80% na proteção para ocupantes infantis, pelo menos 50% na proteção para pedestres e pelo menos 75% no quesito tecnologias de assistência e segurança.
Veja o vídeo dos testes realizados no Ford Ka: