As forças de segurança do Estado de São Paulo, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual e a prefeitura da capital, estão realizando nesta terça-feira (6) uma operação integrada com o objetivo de desarticular a logística do crime organizado em diversos pontos da região central da capital paulista.
Operação Salus et Dignitas
Batizada de Salus et Dignitas, a operação envolve o cumprimento de 117 mandados de busca e apreensão, 7 de prisão, 46 de sequestro e bloqueio de bens, além da suspensão de atividades econômicas em 44 prédios comerciais. Esses imóveis terão suas licenças revogadas e serão lacrados pelas autoridades municipais para impedir que atividades ilícitas sejam retomadas no local.
Assistência às Famílias
Uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de saúde e assistência social, está encarregada de atender às famílias alocadas nos imóveis alvo da operação. Após o acolhimento inicial e a triagem, essas pessoas serão encaminhadas para diversos serviços estaduais e municipais, incluindo a Central Integrada de Atenção e Acolhimento, o Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas, unidades de saúde e abrigos de passagem.
Participação e Logística
A operação conta com a colaboração de outras pastas do Governo de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo, que fornecerão serviços de emissão de documentos, alimentação, e distribuição de kits com roupas e produtos de higiene pessoal. Entre os órgãos envolvidos estão as secretarias de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Fazenda e Planejamento, Saúde, Gestão e Governo Digital, Justiça e Cidadania, Defesa Civil do Estado e o Fundo Social de São Paulo.
Execução e Suporte
Planejada ao longo do ano pelos centros de inteligência das forças de segurança e do Gaeco, a operação mobiliza mais de mil agentes das polícias civil e militar, além de rodoviários federais, promotores públicos, representantes das subprefeituras da capital e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O efetivo é apoiado por viaturas, helicópteros, drones e cães farejadores do 5º BPChoque (Canil) e de pelo menos outros três batalhões da polícia.
Mais informações sobre os resultados da operação serão divulgadas em breve.