Um caso de “flurona”, quando a pessoa contrai Covid-19 e influenza ao mesmo tempo, foi confirmado pelo otorrinolaringologista Ivan Dantas, de Americana, nessa quarta-feira (5). Uma jovem de 23 anos moradora de Santa Bárbara d’Oeste apresentou resultado positivo para covid-19 e influenza H3N2.
De acordo com o médico, a jovem teria viajado com a família para as festas de final de ano e provavelmente pegou coronavírus de um familiar e gripe de outro.
A paciente teria apresentado dores no corpo, dor de garganta, tosse e congestão nasal no último final de semana e como a paciente tem asma, foi requisitado exames para detectar diferentes vírus.
Ainda segundo Dantas, os sintomas são bem semelhantes. “Os sintomas são bem semelhantes quando ocorre apenas contaminação por covid ou gripe, como febre, dor no corpo, dor nas articulações e de garganta. Casos mais graves podem haver falta de ar”, disse
Nas redes sociais, o médico relatou que a jovem é moradora de Americana, porém a Vigilância Epidemiológica do município informou que ela seria moradora da cidade vizinha e já teria passado o caso para Santa Bárbara d’Oeste.
O caso ainda é apontado como investigado pela Prefeitura de Santa Bárbara, pois necessita a confirmação por parte do Estado de São Paulo.