O Flamengo segue mal na temporada. Após perder a final da Supercopa do Brasil para o Palmeiras por 4 a 3 e terminar apenas em 3º lugar no Mundial de Clubes da FIFA no Marrocos, o Mengão foi derrotado na partida de ida da final da Recopa, que reúne o campeão da Taça Libertadores da América e o campeão da Copa Sul-Americana.
O Independiente Del Valle venceu por 1 a 0, na altitude de 2.850 metros, em Quito, no Equador. O gol foi de Carabajal, aos 23 minutos do 2º tempo. O time da casa teve Ortiz expulso de campo. Agora, sob pressão, principalmente em cima do técnico Vítor Pereira, terá de reverter o resultado na próxima terça-feira no Maracanã. A maior preocupação é quanto ao artilheiro Pedro, que deixou o campo com uma lesão muscular. Gerson, Filipe Luís e Léo Pereira foram vetados para o jogo.
Vale lembrar que as equipes também disputaram a Recopa em 2019. Naquela ocasião, deu empate no Equador por 2 a 2, no jogo de ida, e o Mengão venceu a volta com tranquilidade por 3 a 0, ficando com o título.
INDEPENDIENTE DEL VALLE 1 X 0 FLAMENGO
GOLS – Carabajal, aos 23 minutos do segundo tempo.
LOCAL – Estádio Banco Guayaquil, em Quito.
ÁRBITRO – Piero Maza (Chile).
INDEPENDIENTE DEL VALLE – Ramírez; Fernández, Carabajal, Schunke, García Basso e Caicedo (Minda); Faravelli, Pellerano (Ortiz) e Sornoza (Previtali); Díaz (Hoyos) e Rodríguez (Alcívar). Técnico: Martin Anselmi.
FLAMENGO – Santos; Varella, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Matheus Gonçalves), Vidal, Everton Ribeiro (Everton Cebolinha) e Arrascaeta; Gabigol e Pedro (Pulgar). Técnico: Vítor Pereira.
CARTÕES AMARELOS – Fabrício Bruno, David Luiz, Vidal e Pedro (Flamengo); Carabajal, Rodríguez, Ramírez e Faravelli (Independiente Del Valle).
CARTÃO VERMELHO – Ortiz (Del Valle).