Flamengo e Corinthians começam a decidir hoje uma vaga na final da Copa do Brasil. O jogo de ida da semifinal está marcado para as 21h30, no Maracanã. Jogo de volta será apenas no dia 20 de outubro, na Néo Química Arena. A mudança de data para beneficiar o time carioca em razão da Data FIFA revoltou os alvinegros.
O encontro marca uma reedição da final de 2022. Naquela ocasião, o Mengão levou a melhor e venceu nos pênaltis após dois empates: 0 x 0 e 1 x 1.
Para chegar às semifinais deste ano, o Corinthians eliminou o Cianorte por 3 a 0, no Paraná, na primeira fase e o São Bernardo por 2 a 0, no ABC, na segunda fase.
No mata-mata da terceira fase, passou pelo América/RN com duas vitórias por 2 a 1. Nas oitavas de final eliminou o Grêmio, no Couto Pereira, em Curitiba. Foram dois empates sem gols. Nas quartas de final, o Timão perdeu para o Juventude por 2 a 1, em Caxias e venceu na Néo Química Arena por 3 a 1.
O Flamengo entrou direto na terceira fase em razão de sua participação na Taça Libertadores da América. O Mengão passou pelo Amazonas, vencendo os dois jogos por 1 a 0. Nas oitavas de final eliminou o Palmeiras, vencendo por 2 a 0, no Maracanã e perdendo por 1 a 0, no Allianz Parque. Já nas quartas de final, o time carioca despachou o Bahia com duas vitórias por 1 a 0, a última no Maracanã.
No Campeonato Brasileiro os times vivem situações distintas. O Timão vem de derrota para o São Paulo por 3 a 1, no Mané Garrincha, em Brasília, e segue na zona do rebaixamento, em 17º lugar, com 28 pontos.
O Mengão venceu o Athletico/PR por 1 a 0, com um gol de cabeça de Gerson aos 44 minutos do 2º tempo, e está em 4º lugar, com 48 pontos, a nove do líder Botafogo/RJ. As vaias após o jogo e a eliminação para o Peñarol nas quartas de final da Taça Libertadores da América custaram a demissão do técnico Tite. O ex-lateral Filipe Luís, que estava comandando o Sub-20, foi o escolhido para o cargo.
São 120 confrontos na história. O Mengão tem o maior números de vitórias: 52, contra 44 do Timão, além de 24 empates. O Corinthians tem três títulos da Copa do Brasil, contudo, não levanta o troféu há 15 anos. Em 2018 e 2022, a equipe chegou perto, mas ficou com o vice. Flamengo tem quatro Copas do Brasil: 1990, 2006, 2013 e 2022.
O vencedor deste confronto pegará na decisão quem passar de Atlético/MG e Vasco da Gama. O jogo de ida da semifinal acontece hoje, às 21h30, na Arena MRV. A volta será em São Januário, no dia 20.
As semifinais serão decididas em duas partidas, de ida e volta, que classificam quem tiver a vantagem de gols no agregado. No caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis.
Flamengo x Corinthians
Flamengo – Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Léo Ortiz, De la Cruz, Gerson e Arrascaeta; Gabigol (Gonzalo Plata) e Bruno Henrique. Técnico – Filipe Luís.
Corinthians – Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique (Félix Torres) e Hugo; Charles (Carrillo), José Martínez, Breno Bidon (Igor Coronado) e Rodrigo Garro; Ángel Romero e Yuri Alberto. Técnico – Ramón Díaz.
Árbitro – Wilton Pereira Sampaio (DF)
Local – Maracanã, às 21h30.