Equipes da Divisão de Vigilância Sanitária (Visa) de Limeira estarão visitando estabelecimentos do setor alimentício nesta sexta-feira (31) para verificar o cumprimento da resolução RE-1.051, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que suspende a comercialização de todos os lotes de maionese da marca Fugini, fabricados de 20 de dezembro de 2022 a 21 de março deste ano. A medida foi adotada após a constatação do uso de aditivos vencidos na fabricação da maionese, tornando-a imprópria ao consumo, como foi antecipado pelo Rápido no Ar ontem (29).
Os fiscais percorrerão mercados, atacados, minimercados e supermercados em Limeira para verificar se os produtos já foram retirados de circulação. O trabalho será realizado em período integral. Segundo a gerente da Visa, Carolina Nardi Duarte, a ação tem como objetivo garantir a segurança alimentar da população e garantir que a determinação da Anvisa seja cumprida.
Além da suspensão da comercialização, a Anvisa também determinou a suspensão da fabricação e distribuição de todos os alimentos da marca Fugini, incluindo molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como mostardas. A medida é preventiva e foi adotada após uma inspeção sanitária conjunta que identificou falhas graves relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. “Essas falhas podem impactar na qualidade e segurança do produto final”, afirmou a Anvisa em nota.
Nesta quinta-feira, a agência reguladora também publicou uma resolução de suspensão específica para lotes de maionese da marca Fugita, também da empresa Fugini Alimentos. A medida proíbe a comercialização, distribuição e uso, e determina o recolhimento de todas as apresentações da maionese com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024, além de lotes que irão vencer em dezembro deste ano com numeração iniciada por 354.