Fim do mistério. Cansado de esperar por uma definição de Júnior Rocha, que era o número 1 da lista na Internacional, o presidente Danilo Maluf fechou a contratação do técnico Alberto Félix para a Série A-2 do Campeonato Paulista.
Ele vem para o lugar de Ademir Fesan, que não teve seu contrato renovado após o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro e se transferiu para o Água Santa, onde terá a oportunidade de enfrentar o próprio Leão.
A extensão do trabalho de Alberto Félix para a Série C, à partir do mês de maio, dependerá do desempenho do alvinegro no Estadual.
O treinador de 59 anos comandou o Taubaté na Série A-2 deste ano. Chegou até o mata-mata e foi eliminado pelo Primavera nas semifinais. Em 19 jogos, ganhou oito, empatou três e perdeu oito. Seu ataque marcou 21 gols e a defesa sofreu 22.
Pesou na escolha do presidente a indicação feita pelos jogadores que trabalharam com Félix no Burro da Central, casos do zagueiro Frazan e do meia Claudinho. Além disso, Alberto foi muito elogiado em suas passagens por Rio Claro, Velo Clube, Linense e Taubaté.
No segundo semestre deste ano, o treinador comandou o Linense na Copa Paulista e não foi bem. Em oito jogos, venceu apenas um, empatou dois e perdeu cinco. Seu ataque marcou 5 gols e a defesa sofreu 11. Foi eliminado na primeira fase.
Mas segundo a imprensa local, o time, que é SAF (Guilherme Bellintani é o gestor) foi formado com jogadores de empresários e alguns até que vieram para testes visando a Série A-2.
Sua primeira passagem pelo time de Lins foi em 2024. Em 15 jogos, foram cinco vitórias, três empates e sete derrotas.
Alberto dirigiu também São Bernardo, Noroeste, Atibaia, Penapolense, Votuporanguense e o próprio Bragantino.
Com mais de 100 jogos na Série A-2, é um dos técnico mais experientes do torneio. Em 2017, conquistou o título da divisão e o acesso à elite com o Bragantino.
Pelo Rio Claro foram duas eliminações nas semifinais, para Água Santa em 2021 e Portuguesa em 2022.
Em 2023, chegou às quartas de final com o Velo Clube, sendo eliminado pelo Noroeste.
Caso venha a esticar seu contrato até o fim do ano, terá a oportunidade de trabalhar pela primeira vez em uma Série C de Brasileiro.

Jogador
Alberto Félix foi um grande meio-campista. Iniciou a carreira no Fluminense em 1986. Esteve no elenco que conquistou a Copa Kirin, no Japão, em 1987.
Passou por diversos clubes, como Vitória (campeão baiano em 1989), América/SP, Ituano, Internacional/RS e Bragantino.
Depois de deixar o Bragantino, atuou pelo Remo (campeão paraense em 1994), Cruzeiro (26 jogos e 2 gols), Guarani e Portuguesa Santista.
Chegou a Seleção Brasileira e por pouco não foi convocado para a Copa do Mundo de 1994.
Ainda teve passagens pelo América Mineiro (campeão da Série B do Brasileiro de 1997) e Londrina, seu último clube como jogador pelo qual encerrou sua carreira, em 2004.
Se formou em Gestão Desportiva pela Uniban, no qual fez, intercâmbios e estágios, até dar início a sua carreira de treinador, no Penapolense, em 2011.




