Um filhote de girafa Rothschild, uma das subespécies mais ameaçadas de extinção no mundo, nasceu no Zooparque Itatiba, no interior de São Paulo, na quarta-feira (26). O recém-nascido já impressiona com seus 1,90 metro de altura e é o mais novo integrante da família formada pelo casal Oscar e Hortência, que também são pais das girafas Lylla e Zoe.
De acordo com a veterinária Maria Fernanda, o filhote está em uma área reservada com a mãe para que desenvolva o vínculo afetivo necessário neste início de vida. “Nenhum manejo é feito nos primeiros dias justamente para permitir esse processo natural com a mãe”, explicou.
Subespécie rara e ameaçada
A girafa Rothschild é considerada uma das mais altas e raras entre as subespécies conhecidas. Pode atingir até 6 metros de altura na vida adulta. O nascimento de um novo exemplar dessa espécie é motivo de celebração entre conservacionistas e instituições de pesquisa.
A gestação da mãe Hortência durou 475 dias, com um parto que levou cerca de três horas. O sexo do filhote ainda não foi divulgado, pois o zoológico pretende envolver os visitantes em uma futura votação para escolha do nome.
“A Rothschild é uma das subespécies mais ameaçadas de extinção. No zoológico, além do cuidado com os animais, também atuamos com educação ambiental, pesquisa e lazer. O nascimento reforça a importância dessas instituições para a conservação”, afirmou a veterinária.
Visitação
O Zooparque Itatiba está localizado no bairro Paraíso das Aves, na Rodovia Dom Pedro I, km 95. O local abriga diversas espécies e promove atividades voltadas para a conscientização sobre a fauna silvestre.