Um grupo de jovens da Igreja Matriz Imaculada Conceição, instalada na Vila Rezende, em Piracicaba (SP), está terminando de confeccionar, nesta quinta-feira (30), um tapete onde será realizada a missa de Corpus Christis, programada para as 15h, e que está sendo inteiro montado com pó de serra (colorido pelos próprios participantes) com auxílio da Pastoral de Crisma.
Para o trabalho foram utilizados cerca de 300 sacos de pó de serra e que vão preencher uma área de 1.300 metros quadrados. Para André Bortolazzo Correr, coordenador da Pastoral, e que trabalha com os jovens da comunidade, Corpus Christis é uma festa muito importante para a igreja, um momento em que se adora a eucaristia.
“Quando se coloca de joelhos, para montar esse tapete, é também uma forma de se adorar a Jesus. É muito importante para os jovens participarem disso. Eles começaram às 22h de ontem (quarta-feira) e devem terminar às 13h de hoje. É muto prazeroso ver tudo ficando pronto”, declarou.
Além do pó de serra, de acordo com André, cascas de ovos e pó de café também estão sendo utilizados na confecção do tapete. “Este ano, o pessoal também está fazendo tapetes de pano em casa e trazendo para montarmos aqui”.
Todos os anos, o evento tem um tema. Neste ano, de acordo com o coordenador, o tema é da música “Tão Sublime Sacramento”. “A partitura da música está sendo desenhada, para compor o tapete, e cada quadro representa um trecho da letra”, explicou.
O padre Inácio, que nesta manhã acompanha a confecção do tapete, disse que antigamente o trabalho era feito num espaço maior, mas que neste ano não foi possível porque a prefeitura limitou o espaço. “A maior parte do trabalho é feita pelos jovens do dízimo, que tomam a frente, as pastorais atuam com os tapetes particulares e estamos todos aqui trabalhando para deixar o mais bonito possível para o povo”, destacou.
A comunidade da Paróquia de São José, localizada no bairro da Paulicéia, também está enfeitando a rua nesta quinta-feira.