A Prefeitura de Limeira deve publicar neste sábado (6) o edital para os interessados em participarem da 1ª Festa da Coxinha de Limeira. Na ocasião, serão contempladas as melhores receitas de coxinha do município. Realizado no Parque Cidade, em setembro, o evento acontece no sábado (14), das 18h às 22h e, no domingo (15), das 12h às 22h.
Paralelo ao evento gastronômico, haverá shows em comemoração ao aniversário da cidade. O objetivo da Festa da Coxinha é aproximar o público da origem e do sabor de um dos quitutes mais consumidos no Brasil. O livro Histórias e Receitas, de Nadir Cavazin, aponta que a coxinha surgiu em Limeira, mais precisamente na Fazenda Morro Azul, no século 19. “Queremos que essa festa seja um marco para a nossa cidade,onde teremos lazer e cultura juntos em um evento familiar, com diversas receitas de um dos salgados mais queridos do país”, declarou o prefeito Mario Botion.
Já o secretário de Cultura, José Farid Zaine, comentou sobre as expectativas da equipe realizadora do evento. “Desde que lançamos a ideia, temos recebido muitos questionamentos positivos acerca desse projeto que, nem bem nasceu, e já é abraçado totalmente pela população. Estamos muito felizes com o retorno que temos tido”, completou.
As inscrições acontecem de 10 a 30 de julho e poderão ser realizadas pessoalmente no Palacete Levy – localizado no Largo da Boa Morte, 11, Centro, ou pelo e-mail [email protected], dentro do prazo estipulado, apresentando a seguinte documentação: cópias de RG e CPF ou CNPJ (no caso de pessoa jurídica); comprovante de endereço; ficha de apresentação dos detalhes que fazem a coxinha inscrita ser merecedora de participar do evento; e foto da coxinha inscrita (no caso de inscrição realizada pessoalmente, entregar CD contendo este quesito).
Os interessados em participar da 1ª Festa da Coxinha de Limeira deverão ser, obrigatoriamente, de Limeira ou, em caso de representação de um estabelecimento comercial, o mesmo deve funcionar no município. A ficha de inscrição estará disponível no link www.limeira.sp.gov.br/festadacoxinha e, no caso de inscrições realizadas pessoalmente, o interessado deverá comparecer no Palacete Levy com toda documentação necessária.
SELEÇÃO
Na primeira fase, a comissão organizadora selecionará, entre todos os inscritos, até 40 receitas que serão classificadas para a segunda fase. Na primeira quinzena de agosto, quando a data será previamente comunicada aos classificados, acontecerá um processo de degustação das coxinhas pré-selecionadas na primeira fase, para que o júri da comissão selecione até 20 receitas para participarem do evento nos dias 14 e15 de setembro, no Parque Cidade.
Ainda de acordo com o regulamento, somente será permitido ao selecionado a comercialização de um único tipo de coxinha, escolhido pela comissão julgadora. Não será permitida a seleção de participante com mais de uma receita escolhida; apenas uma receita por participante selecionado.
Aos selecionados para participar da festa da coxinha será fornecida uma área reservada (tenda) de 3x3m para cada selecionado, com 1 ponto de energia. A designação da área de exposição/comercialização de cada participante obedecerá a ordem de sorteio que será realizado na semana do evento pela comissão organizadora juntamente dos selecionados. Os classificados para participação no evento estarão isentos do pagamento da taxa de “Uso de Solo”. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3441-7905.