O futebol paulista terá mais um representante na Série C do Campeonato Brasileiro de 2024. A Ferroviária conquistou o acesso diante do Sousa. O time grená venceu o jogo de ida por 1 a 0, na Arena Fonte Luminosa, e conquistou o empate por 1 a 1, jogando na Paraíba.
A Ferroviária saiu na frente logo aos 4 minutos com Xavier. Sofreu o empate ainda no primeiro tempo com Luis Henrique, através de uma cobrança de falta. No segundo tempo soube segurar a enorme pressão do time da casa para comemorar o acesso fora de casa.
Vale lembrar que a Internacional de Limeira venceu a Ferroviária duas vezes nesta Série D: 2 a 1, em Araraquara, gols de João Felipe e Kadu e 1 a 0, no Limeirão, com um golaço de Gonzalo Fornari.
Na atual Série C, apenas o São Bernardo representa o Estado de São Paulo. Mas o time do ABC tem grandes chances de subir. Já da Série B para a C, nenhum paulista no momento está na zona do rebaixamento. A Ponte Preta é a mais ameaçada, estando em 14º lugar, com 31 pontos, quatro a mais que o Sampaio Corrêa, primeiro que hoje seria rebaixado.
O Caxias, que eliminou a Internacional no primeiro mata-mata da Série D, também garantiu o acesso para a Série C. Depois de empatar por 1 a 1, no Estádio Centenário, diante de sua torcida, o time gaúcho derrotou a Portuguesa, no Estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro, por 1 a 0. O gol foi do artilheiro Eron, em cobrança de pênalti, aos 42 minutos do 2º tempo.
Outro time que estará na Série C em 2024 é o Athletic. O time mineiro perdeu em casa para o Bahia de Feira por 1 a 0, gol contra de Jemmes. Mas tinha essa vantagem, pois venceu na Bahia por 2 a 0, no jogo de ida.
O último time a conquistar o acesso foi o Ferroviário. O time cearense precisou dos pênaltis contra o Maranhão, em casa. Os dois jogos terminaram empatados por 1 a 1. Nas penalidades máximas, o Maranhão errou todas as cobranças e o placar foi de 3 a 0.
Agora nas semifinais, a Ferroviária enfrentará o Athletic. O primeiro confronto será em Araraquara e o segundo em Minas Gerais. O Caxias terá o Ferroviário/CE pela frente. Faz o primeiro jogo no Centenário e o segundo no Ceará.