Durante a semana de retorno às aulas, o governador em exercício de São Paulo, Felicio Ramuth, fez uma visita significativa à Etec Santa Ifigênia, enfatizando o papel vital do ensino técnico na preparação dos jovens para o mercado de trabalho. Em um evento que marcou o início do ano letivo da escola, Ramuth destacou os esforços do governo estadual em fortalecer as políticas públicas de educação e formação técnica, visando ampliar as oportunidades profissionais para os estudantes paulistas.
Em seu discurso, o governador ressaltou as vantagens do ensino médio integrado oferecido pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), como um diferencial competitivo no acesso ao mercado de trabalho, além da possibilidade de seguir carreira como empreendedores e alcançar melhores salários. Ramuth também mencionou iniciativas importantes como o Provão Paulista, que visa garantir aos alunos de escolas públicas vagas em universidades estaduais, e programas de intercâmbio internacional, reforçando o compromisso do estado com a educação e a formação de qualidade.
A cerimônia contou com a presença de Vahan Agopyan, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, e Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza, além dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio de Eventos, Gastronomia, Hospedagem, e Nutrição e Dietética.
A Etec Santa Ifigênia, reconhecida por sua excelência na formação técnica, celebrou a aprovação de sete de seus estudantes em universidades públicas através do Provão Paulista, com um deles partindo para o exterior em programa de intercâmbio, demonstrando o sucesso e o impacto positivo dessas políticas na vida dos jovens.
Desde sua inauguração em 2012 no bairro do Bom Retiro, e posterior mudança para a localização atual em Santa Ifigênia, a escola técnica vem oferecendo infraestrutura de ponta para o ensino profissionalizante, incluindo um moderno Centro de Hospitalidade e amplos laboratórios, beneficiando atualmente 810 alunos matriculados.