França e Polônia se enfrentam hoje, às 12h (de Brasília), no Estádio Al Thumama, pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar.
Atuais campeões mundiais, os franceses carregam o favoritismo para o confronto. Com seu time titular, venceram e convenceram contra Austrália (4 x 1) e Dinamarca (2 x 1). Já contra a Tunísia os reservas foram acionados e a derrota por 1 a 0 foi inevitável.
A campanha da Polônia, vice-líder do Grupo C, foi construída com uma vitória sobre a Arábia Saudita (2 x 0), um empate com o México (0 x 0) e uma derrota para a Argentina (2 x 0). Para o duelo eliminatório, o técnico Czesław Michniewicz terá força máxima. Destaque para o goleiro Wojciech Szczęsny, que já defendeu dois pênaltis nesta Copa.
No retrospecto geral, contabilizando jogos oficiais e partidas amistosas, foram 16 duelos. São oito vitórias da seleção francesa, cinco empates e três vitórias da seleção polonesa. O último triunfo da Polônia ocorreu há mais de 40 anos. A última vitória polonesa ocorreu em um amistoso no dia 30 de agosto de 1982. Na ocasião, em pleno estádio Parc des Princes, em Paris, a Polônia aplicou sua maior goleada na história do confronto: 4 a 0.
Será apenas o segundo encontro entre as seleções em Mundiais. O único até aqui foi vencido pela Polônia. Na Copa do Mundo de 1982, realizada na Espanha, a seleção polonesa levou a melhor sobre a francesa na disputa pelo terceiro lugar, vencendo o jogo por 3 a 2.
Jogaço
Inglaterra e Senegal se enfrentam às 16h, no Estádio Al-Bayt, pelas oitavas de final da Copa do Mundo.
Os ingleses chegam para o duelo com o favoritismo após fazer uma boa campanha que culminou na liderança do Grupo B.
A Inglaterra venceu o Irã por 6 a 2, empatou sem gols com os Estados Unidos e venceram o País de Gales por 3 a 0. Senegal, avançou de fase após perder por 2 a 0 na estreia para a Holanda. Depois, venceu o Catar por 3 a 1 e o Equador por 2 a 1.
França x Polônia
França – Lloris; Koundé, Varane, Upamecano e Hernández; Tchouameni, Rabiot; Dembélé, Griezmann, Mbappé; Giroud. Técnico – Didier Dechamps.
Polônia – Szczesny; Cash, Glik, Kiwior, Bereszynski; Frankowski, Bielik, Krychowiak, Zielinski; Lewandowski, Milik. Técnico – Czesław Michniewicz.
Árbitro – Jesús Valenzuela (VEN)
Local – Estádio Al Thumama, às 12h.
Inglaterra x Senegal
Inglaterra – Jordan Pickford; Kyle Walker, John Stones, Harry Maguire e Luke Shaw; Jordan Henderson, Declan Rice e Jude Bellingham; Marcus Rashford, Harry Kane e Phil Foden. Técnico – Gareth Southgate.
Senegal – Édouard Mendy; Youssouf Sabaly, kalidou Koulibaly, Abdou Diallo e Ismail Jakobs; Pathé Ciss, Pape Gueye e Idrissa Gueye; Ismaïla Sarr, Iliman Ndiaye e Boulaye Dia. Técnico – Aliou Cissé.
Árbitro – Ivan Barton (El Salvador).
Local – Estádio Al-Bayt, às 16h.
Oitavas:
Hoje:
12h – França x Polônia
16h – Inglaterra x Senegal
Amanhã:
12h – Japão x Croácia
16h – Brasil x Coreia do Sul
Terça-feira:
12h – Marrocos x Espanha
16h – Portugal x Suíça