Uma faixa com ameaças para quem fizer manobras ou barulho com motocicletas foi pendurada na Rua 8 de Maio no Ernesto Kulh, em Limeira (SP). O texto não deixa claro se o aviso é de autoria de moradores da comunidade ou de alguma facção criminosa.
A equipe do Rápido no Ar esteve no local e registrou a faixa. A mensagem deixa claro que quem não respeitar as regras estará sujeito a “cobrança”. As gíria “tirar de giro” é fazer manobras, com grande aceleração, que provoca explosões no escapamento, com barulhos semelhantes a tiros. Já “chamar no grau”, é andar empinando a roda dianteira.
Faixas como essa vem sendo flagradas em diversas cidades do Estado de São Paulo. No início da semana, moradores da comunidade do Cantagalo e do Jardim Esplanada, em Piracicaba, também registraram avisos parecidos em suas ruas.
Na capital paulista, uma faixa com os dizeres: “Proibido tirar de giro e chama no grau, sujeito a cacete, não vamos aceitar essas coisas na comunidade, etc”, foi atribuída ao PCC.
Um vídeo que circulou essa semana mostra um motociclista de Osasco pedindo desculpas e orientando outros colegas sobre a importância de respeitar as faixas que vêm sendo implantadas. Em seguida ele foi espancado.