Se a sua rotina está muito corrida e você sente como se não tivessee tempo para se cuidar, fique atento, pois seu corpo pode estar pedindo para que você desacelere, pelo seu próprio bem-estar.
O estresse e exaustão causados pela jornada pesada no trabalho somado as outras responsabilidades infindas da vida vida adulta podem surtir efeitos não só na saúde mental, como também na saúde física.
Portanto, ter um tempo para se cuidar e “tirar o pé do acelerador” é mais do que importante para que não haja uma sobrecarga e o corpo comece a ceder.
Confira alguns sinais de que seu corpo está pedindo por uma pausa:
Dor de cabeça persistente
Ter dores de cabeça de vez em quando por conta de um dia estressante é normal e acontece com todo mundo, eventualmente. Porém, se essa dor aguda persiste e se prolonga por dias ou até semanas, é um sinal de que você possivelmente esteja sobrecarregado. Neste caso, é recomendável que um médico seja procurado para avaliar a situação e dizer se se trata de uma enxaqueca ou algo mais grave.
Coração acelerado (taquicardia)
Se você sente seu coração acelerar repentinamente e sem motivos aparentes enquanto está parado ou “calmo”, você pode estar no auge do estresse.
Isso acontece devido a liberação de hormônios como a adrenalina, que são ativados quando há uma situação de perigo. Desacelerar a rotina, tomar um chá de camomila e executar exercícios de respiração pode ser útil nesses casos.
Insônia
Muitas pessoas sofrem com a insônia crônica quando levam uma vida com agenda cheia e isso nem sempre pode ser associado diretamente ao estresse. Porém, se você costumava a seguir um bom padrão de sono e percebeu que isso se alterou nos últimos tempos, fique atento.
Problemas na pele, cabelo e unhas
Unhas quebradiças, cabelo extremamente seco e caindo, dermatites, acnes e alergias podem ser um potencial sinal de que você precisa de uma pausa para cuidar de si mesmo. A pele é uma das partes do corpo mais afetadas pelo estresse e passa apresentar seus sintomas de maneiras brusca.
Sistema imunológico fragilizado
Quando o sistema imunológico começa a falhar e aquele resfriado que deveria ter ido embora há tempos insiste em continuar ali ou vai e volta constantemente, é um sinal de que o corpo precisa descansar.
Com o estado emocional instável, o estressado pode viver sempre com o nariz entupido ou com uma tosse seca e irritante.
Se você identificou algum destes sintomas (ou vários deles), procure um médico, faça exames de rotina e negocie quando e como será possível tirar um tempo do trabalho para zelar por sua própria saúde.
É importante frisar que manter hábitos alimentares saudáveis e encaixar atividades físicas em algum tempo (se possível) pode ajudar consideravelmente o corpo sob estresse intenso.