Dia agitado no Estádio Comendador Agostinho Prada. Dois helicópteros ao mesmo tempo no gramado.
O primeiro deles trazia o lateral-esquerdo Pedro Scaramussa, de 22 anos, que passou onze temporadas no Santos. O segundo deles trouxe o empresário Neto, da Plastcor, um dos patrocinadores do Independente na Bezinha.
Pedrinho, como gosta de ser chamado, estava com seus empresários. Ele foi recebido pelo homem forte do Independente neste ano, o empresário Saulo Roncatto, que deu as boas-vindas ao jogador e a camisa do clube.
“Pedrinho é um menino talentoso e muito promissor. Ninguém ficaria 11 anos no Santos se não tivesse qualidade. Ele foi para a Espanha e agora quer dar uma reviravolta na carreira, novamente no Brasil. Viu a seriedade do nosso projeto e aceitou vestir a camisa do Independente. Tenho certeza que ele será feliz aqui e que em breve retornará a um time grande do nosso país”, disse Saulo.
Assustado e surpreso por chegar de helicóptero ao Pradão, Pedrinho disse que está motivado e que vai levar a sério o novo desafio de sua carreira, mesmo sendo na última divisão do futebol paulista. “Sei das minhas responsabilidades. Sei que serei cobrado por ter vindo do Santos. Mas darei o melhor de mim, pode ter certeza. Não faltarão vontade, entrega e determinação”, frisou.

Sobre suas características, Pedrinho afirmou que é um lateral muito ofensivo, que gosta de participar da construção das jogadas. “Tenho boa visão de jogo e bato bem na bola. Espero que a torcida goste do meu futebol”, concluiu.
Na base do Santos, Pedrinho atuou ao lado de feras como Gabriel Pirani, Kaio Jorge, Ivonei, Renyer e Sandry. O jogador chegou a ser monitorado até pelo Atlético de Madrid.
Em fevereiro do ano passado, foi um dos destaques da Equality Cup, disputada no Catar. Foi titular nos três jogos contra Shanghai Shenhua (China), Al-Duhail (Catar) e Zenit (Rússia).
O rompimento do tendão de Aquiles em 2022 atrapalhou demais a sua carreira. O ala perdeu um tempo precioso.
Pelo Santos, foi campeão paulista Sub-11 em cima da Portuguesa Santista e campeão paulista Sub-20 em 2022, sobre o rival Corinthians.
Pedro Scaramussa chegou a ser galgado ao time de profissionais pelo técnico Fabian Bustos, mas sofreu uma lesão de grau 2 na coxa. Ao mesmo tempo, teve tuberculose.
Desde o começo do ano, Pedrinho vinha treinando com o Grupo 2 do Santos e não vinha sendo aproveitado por Pedro Caixinha. O jogador vem por empréstimo do Rayo Majadahonda, time espanhol que detém os seus direitos federativos.
O Independente já iniciou os trabalhos sob o comando do técnico PC Santos. A Bezinha começará em abril e reunirá 15 equipes. O Galo enfrentará na primeira fase: Batatais, Flamengo, Guarulhos e São Carlos. A tabela deverá ser divulgada nos próximos dias.