Entre os dias 28 de outubro e 23 de novembro, o Centro Cultural Banco do Brasil terá um evento virtual dedicado ao cinema brasileiro de terror. A Mostra MacaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo começa na semana do Hallowen, com filmes, cursos e debates sobre o gênero cinematográfico no país.
Haverá exibição de 40 filmes, entre longas e curta-metragens, pela plataforma de streaming Darkflix, que também foi sede do Fantaspoa 2020. Todas as sessões serão gratuitas, com uma quantidade de espectadores limitada e prazo de 24 horas para os longas, e uma semana em cartaz para os curtas.
Títulos como “Morto Não Fala” (2019), de Dennison Ramalho; “Sem Seu Sangue” (2020), de Alice Furtado, exibido no Festival de Cannes e “O Cemitério das Almas Perdidas” (2020), de Rodrigo Aragão, são algumas das produções selecionadas para o evento virtual.
O ano de 2020 foi marcado pelo falecimento do criador do horror no Brasil e do personagem Zé do Caixão, José Mojico Maris, por isso, o evento fará uma homenagem ao cineasta durante a sua programação. Afigura do coveiro estampa as artes de divulgação e dois curtas comandados por Mojica Marins serão exibidos na mostra.
? A partir do dia 28/10, o #CCBBemCasa recebe a mostra MacaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo. Entre as produções estão longas e curtas-metragens da nova geração de diretores e diretoras do gênero, que você pode conferir de forma online, em qualquer lugar que estiver. pic.twitter.com/hy7r32YmDL
— CCBB Rio de Janeiro (@CCBB_RJ) October 20, 2020
Na “MacaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo” também haverá palestras e lives de discussão com cineastas convidados e críticos de cinema, sobre as várias facetas do horror brasileiro. Para participar deve ser feita uma inscrição através doo aplicativo Sympla.
O Centro Cultural Banco do Brasil já havia promovido, em 2019, uma mostra dedicada ao terror, em homenagem ao autor Stephen King.