Mais de mil pessoas participaram na manhã desta sexta-feira (27), na Praça Toledo Barros, em Limeira, do evento para marcar o “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho” – que oficialmente ocorre no sábado (28). A ação foi uma iniciativa do Grupo Gestor do Programa de Saúde do Trabalhador (PST) e da prefeitura, por meio das secretarias de Saúde, Cultura e Mobilidade Urbana.
Estandes montados especialmente para a ocasião ofereceram diversos serviços à população. O Semil (Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas) distribuiu preservativos e realizou testes rápidos para detecção de Hepatite C. Os interessados receberam o resultado na hora, sendo que os casos positivos foram encaminhados para consulta com especialista. Já enfermeiros da Secretaria de Saúde disponibilizaram aferição de pressão arterial e medição do Índice de Massa Corporal (IMC).
O coreto da praça recebeu uma exposição de fotos sobre acidentes de trabalho. O objetivo, segundo a coordenadora do Grupo Gestor do PST, Ivanice da Silveira Santos, foi alertar toda a sociedade sobre a necessidade de adoção de políticas públicas no segmento.
Dados da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador, ligada à Secretaria de Saúde, apontam a ocorrência de 387 acidentes de trabalho no primeiro bimestre de 2018. Desse total, o diretor da Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, afirmou que 30% ocorrem entre o trajeto de casa para o trabalho. Por esse motivo, a Secretaria de Mobilidade Urbana participou da ação, com a campanha “Trânsito do Bem”.
Outras instituições, como INSS (representado pela assistente social Isabel Buck Olivatto), Sesi (representado pela agente de Relações com o Mercado, Márcia de Francischi) e Senac também marcaram presença com orientações ao público a respeito de fatores de risco nas atividades laborais. A professora do curso de Técnico em Segurança do Trabalho do Senac, Rita de Cássia Lopes Ijano, salientou que o evento permitiu mostrar a importância dos profissionais de segurança do trabalho dentro do cenário ocupacional.
O presidente da União Sindical dos Trabalhadores de Limeira (USTL), Artur Bueno Júnior, ressaltou a contribuição da prefeitura, por meio do PST, na notificação e prevenção aos acidentes de trabalho. “O PST têm feito uma bela gestão em Limeira, pois o acidente de trabalho não diz respeito apenas ao trabalhador e à empresa, mas é um problema que envolve toda a sociedade”, frisou.