Na manhã desta segunda-feira (4), a cidade de Limeira marcou um novo capítulo na formação médica com a visita do secretário de Saúde, Vitor Santos, à recém-inaugurada unidade da São Leopoldo Mandic. Recebido pelo professor-coordenador da disciplina de Atenção Primária à Saúde, Eric Kirschner, e pela professora Ivana Daniela Cesar, o encontro teve como foco principal dar as boas-vindas aos 55 alunos da primeira turma do curso de Medicina.
Acompanhado de Faedra Rosada, diretora de Atenção Primária à Saúde, Vitor Santos discorreu sobre a infraestrutura de saúde de Limeira e a importância da relação médico-paciente, sublinhando valores como humildade, empatia e acolhimento. “Ações simples como um sorriso, um cumprimento ou um abraço podem fazer toda a diferença no atendimento”, pontuou.
O secretário, que é formado em otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ), deu uma panorâmica sobre os equipamentos de saúde disponíveis em Limeira, incluindo 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Policlínica, UPA 24 horas, entre outros. Ele também destacou a reforma do antigo Ambulatório de Saúde Mental, que em breve se transformará no Caps 3, consolidando toda a rede Caps na cidade.
A partir da próxima semana, os novos estudantes da São Leopoldo Mandic iniciarão seus estágios em seis UBSs estrategicamente localizadas em Limeira: Dores 1, Dores 2, Abílio Pedro, Campo Belo, Nova Europa e Morro Azul. “Essas unidades, situadas em bairros com alta densidade populacional e vulnerabilidade social, oferecerão aos alunos uma vivência rica e um contato direto com a realidade dos pacientes”, concluiu Vitor Santos.