Estudantes das redes Municipal e Estadual de Limeira comemoraram nesta quinta-feira (21) o Dia da Árvore com o plantio simbólico de espécies frutíferas e ornamentais. As atividades foram coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e começaram logo cedo. Na Escola Estadual Professor Paulo Chaves, no Jardim Caieira, a ação contou com a presença do prefeito Mario Botion, do vereador Lemão da Jeová Rafá e da secretária de Meio Ambiente, Simone Zambuzi. No local, foi implantado mais um “Pomar Urbano”, com o plantio de 30 mudas frutíferas, entre elas, ameixa-amarela, jabuticaba, carambola, amora, pitanga, araçá e goiaba.
Botion destacou a importância das árvores, como forma de garantir a biodiversidade no município. “O Dia da Árvore é comemorado nesta data por estar próxima ao início da primavera”, frisou. “Nosso objetivo é envolver os estudantes nessa atividade para sensibilizá-los sobre a necessidade de preservação do nosso patrimônio verde, pois a sobrevivência dos seres vivos, incluindo da nossa própria espécie, depende das árvores”, comentou o prefeito.
Outra escola que recebeu o plantio de árvores foi o Ceief Governador Mário Covas. Quatro mudas de jasmim-leite e uma de ipomeia africana, todas trepadeiras, levarão agora beleza e sombra a um dos espaços da unidade. Crianças do infantil foram chamadas para participar da ação. Elas ouviram com entusiasmo a explanação sobre o papel das árvores, realizada pela equipe do Departamento de Educação Ambiental, coordenada por Adriana Müller. Na sequência, aprenderam todas as etapas do plantio, como a adubação e a rega, com os técnicos de Política Ambiental. “As árvores trazem muitos alimentos para nós, elas dão sombra para nós e para os animais. Elas são do bem, a gente não pode maltratar elas (Sic)”, disse Noah Francisco Antônio, de 6 anos.
A secretária de Meio Ambiente e Agricultura enfatizou que ao longo de setembro foram realizadas atividades para marcar o Mês da Árvore, entre elas, trilha ecológica, doação de mudas nas zonas urbana e rural, visitas monitoradas a árvores com tombamento histórico, oficinas de compostagem caseira, além, é claro, do plantio de mudas. “Tão importante quanto preservar e conservar a arborização, o plantio de novas árvores contribui para a regulação do clima, a manutenção da umidade, a preservação da água e a construção do nosso Patrimônio Verde”, afirmou. “A ideia dos ‘Pomares Urbanos’ é atrair a fauna e garantir a conservação das espécies”, completou Simone Zambuzi.
Confira as próximas datas de doação de mudas:
25/9 – Parque Cidade de Limeira, das 9h às 14h;
25/9 – Bairro Água Espraiada (na Venda do Vovô), das 9h às 13h;
26/9 – Bairro do Tatu (em frente da Emeief Tenente Aviador Ary Gomes de Castro), das 9h às 13h;
27/9 – Parque Cidade de Limeira, das 9h às 14h;
29/9 – Praça José Bonifácio, das 9h às 14h.