Alunos de escolas da região de Piracicaba (SP) tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado pelo 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (10º Baep) durante uma visita educativa realizada nesta quinta-feira (22). O programa faz parte do PROERD e tem como objetivo promover a interação entre a comunidade e a Polícia Militar, proporcionando uma experiência enriquecedora para os estudantes.
Um total de 64 estudantes, representando as escolas Dona Zina Saviolo Cury de Santa Maria da Serra, Professora Erotides de Campos e Braz Giuseppe Fedrigo, de Charqueada, participaram do programa educativo, que integra o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A visita ao quartel do 10º BAEP proporcionou aos alunos a oportunidade de vivenciar de perto a rotina, equipamentos, treinamentos e o dia a dia dos operadores de ações especiais.
As visitas ao 10º BAEP são frequentes e abertas à população, mediante agendamento prévio. A seção de comunicação social do batalhão organiza grupos para garantir uma melhor experiência aos visitantes, otimizando os recursos e a equipe.
O Tenente Coronel Golini, comandante do 10º Baep, destacou a importância dessas interações com a sociedade, ressaltando que as visitas ao quartel são fundamentais para estreitar os laços entre a polícia e a comunidade. Ele enfatizou que a proximidade com os cidadãos contribui para um ambiente seguro e tranquilo, além de promover uma maior compreensão do trabalho realizado pelos agentes de segurança.
O programa educativo proporciona aos estudantes uma visão mais abrangente sobre a atuação da Polícia Militar, destacando a importância da prevenção ao uso de drogas e à violência. Além disso, busca incentivar o respeito às leis e promover a cidadania, colaborando para a formação de uma sociedade mais consciente e engajada.