A Fundação Florestal (FF), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), divulgou a reabertura de 69 parques estaduais, no início desta semana, porém o Horto de Tupi, em Piracicaba (SP), permanecerá fechado para visitação até o próximo sábado (12). A alegação é que não houve melhora nas condições climáticas e a vegetação permanece extremamente seca, com risco de incêndio.
A decisão foi tomada após uma reunião do gabinete de crise do Governo e baseia-se nas condições climáticas previstas para os próximos dias e no grau de risco de incêndios florestais. São parques localizados em áreas sem chuva e com focos de incêndio no entorno, que exigem ainda dedicação intensiva para evitar queimadas, diz a nota.
“A reabertura de forma responsável é baseada nas condições climáticas previstas para os próximos dias e no grau de risco de incêndios florestais. As equipes da Fundação Florestal seguem dedicadas ao monitoramento, combate aos focos de incêndio e à sensibilização das comunidades do entorno. Em caso de aumento no risco ou ocorrências de incêndio, as Unidades de Conservação poderão ser fechadas novamente para garantir a segurança dos visitantes”, destaca Rodrigo Levkovicz, diretor-executivo da Fundação Florestal.
Em 10 de setembro houve ocorrência de incêndio em área próxima ao Horto, que não foi atingido, graças à agilidade e prontidão de força-tarefa para conter as chamas. O fogo começou por volta das 18h30, em área às margens da SP-304, e havia risco de as chamas atingirem o Horto.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados; a Guarda Civil e a Sema (com caminhão-pipa) prestaram apoio. A Polícia Militar Ambiental também esteve no local, além de brigadistas do Horto de Tupi e da Raízen. Foram cerca de 3 horas para a extinção do fogo. Não houve vítimas.