A Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (15) a criação da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), qual integrará 25 cidades, entre elas Limeira, Iracemapólis e Cordeirópolis. A criação traz benefícios para os habitantes das cidades, a Guarda Civil Municipal, por exemplo, se torna guarda metropolitana, com uma atuação mais ampla, além do preço das passagens dos ônibus metropolitanos que podem ficar mais baratos devido a essa integração.
A vereadora de Limeira(SP) Tatiane Lopes (Podemos) que participou da reunião, disse que o avanço desse tema é uma conquista importante. “Com a união desses municípios, haverá uma integração regional muito mais sólida e a tendência é de fortalecimento das cidades que fazem parte. Sem dúvida, demos um passo importante nesse sentido”.
Para implantar a região metropolitana, ainda é necessária a realização de audiência pública, consulta aos municípios e criação do conselho de participação. Após esse processo, o Projeto de Lei Complementar 6/2014, de autoria do deputado estadual Roberto Morais (Cidadania), irá para votação.
Integrarão a Região Metropolitana de Piracicaba 25 cidades: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro, além das cidades de Pirassununga e Santa Cruz da Conceição terem solicitado ingresso recentemente.