O Estado de São Paulo vai receber o reforço de mais de 2,5 mil soldados da Polícia Militar. A formatura dos novos policiais ocorreu nesta quarta-feira (10) na Praça Charles Miller, na zona oeste da capital. O evento marcou o maior contingente de soldados de 2ª classe formados pelo Governo de São Paulo nos últimos cinco anos.
“Agora vocês têm todas as ferramentas nas mãos para exercer a missão policial, que é arriscada, mas digna. Vocês serão exigidos todos os dias, mas lembrem-se da família, que estará em casa esperando que vocês voltem em segurança”, afirmou o governador do estado, Tarcísio de Freitas, durante a cerimônia.
Os novos policiais serão distribuídos em batalhões e outras unidades da corporação a partir de fevereiro de 2026, após participarem Operação Verão, reforçando a segurança no litoral sul e norte do estado. Do total de formados, cerca de 250 soldados vão integrar o Corpo de Bombeiros.
“A chegada desses novos soldados reforça nossa capacidade de resposta e eleva ainda mais a presença da Polícia Militar nas ruas, representando o compromisso permanente em fortalecer a segurança e proteger cada cidadão”, destacou o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves.
Com início em janeiro deste ano, os 2.518 alunos passaram por um ano de especialização na Escola Superior de Soldados (ESSd), em Pirituba, onde se formaram no Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.
O primeiro colocado da turma, Enzo Serafim, recebeu a medalha Pedro Dias de Campos em reconhecimento ao seu desempenho intelectual. Ele ficou com uma nota média de 9,767 em todas as disciplinas cursadas.
Houve também a entrega de placas aos segundo e terceiro colocados do curso, Álvaro de Maria Júnior e Gustavo Rizzo, respectivamente.
Homenagens
O paraninfo escolhido da turma foi o coronel José Maurício Weisshaupt. Na reserva desde 2015, ele é o único policial militar brasileiro a ter recebido uma condecoração da Rainha Elizabeth II, da Inglaterra.
Já o patrono foi o cabo Júlio César Costa, morto durante uma ocorrência em Cubatão em maio deste ano quando um criminoso armado atirou por diversas vezes na viatura policial em que estava.
Mais de 13 mil vagas abertas na PM
Desde 2023, o Governo de São Paulo abriu 13,5 mil vagas para a Polícia Militar, reforçando o policiamento em todo o estado.
Atualmente, há mais dois concursos para soldados em andamento, totalizando 4,9 mil vagas.




