As estacas pré-moldadas de concreto, que fazem parte da estrutura de sustentação do viaduto da Barroca Funda, começaram a ser implantadas nesta quarta-feira (10). Ao todo, serão 144 estacas, que tem capacidade de carga de 180 toneladas – projetada para o viaduto. A previsão é que esse trabalho, realizado por uma máquina especializada, conhecida como “bate-estaca”, e seis operários, dure cerca de 30 dias.
Finalizada esta etapa, ainda dentro da fundação das obras de engenharia, começa a construção dos blocos de concreto, acima das estacas, que serão a base para os pilares do viaduto. Serão 18 blocos no total, formados por oito estacas cada. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, na sequência começa a implantação dos pilares – serão 3 em cada local – e eles formarão os seis eixos que sustentarão toda a estrutura.
Paralelamente a esse trabalho, também no canteiro de obras as equipes realizam a concretagem das vigas longarinas que, conforme a pasta, farão a ligação entre os eixos. Posteriormente, será realizada a protensão dessas vigas, que consiste na compressão do concreto, o que garantirá maior resistência à estrutura e permitirá que o viaduto tenha capacidade de sustentação.
CONSTRUÇÃO
A construção do viaduto da Barroca Funda é realizada pela empresa Jofege Pavimentação e Construção Ltda, vencedora do processo licitatório. O viaduto, executado com recursos de um financiamento assinado com a Caixa Econômica Federal (CEF), é parte importante do plano de governo da atual administração. O prefeito Mario Botion esteve recentemente no local para acompanhar o andamento das obras.
Com passagens exclusivas para pedestres e ciclistas dos dois lados, o viaduto terá, ao todo, 500 metros de comprimento, 175 metros de elevado, quatro faixas de rolamento (duas em cada sentido) e largura de 26 metros. A rotatória será totalmente revitalizada, inclusive com iluminação completa em LED.