Uma cena lamentável foi registrada na manhã desta segunda-feira (4), no bairro Jupiá, em Piracicaba (SP), quando uma carcaça de um cachorro foi encontrada, numa residência, onde havia também outros cães em situação de maus-tratos e um que teria sido pego pelo morador, depois de ter fugido da residência do tutor.
Entre os cães, uma cadela é da raça pitbull, estava pele e osso, e agressiva. Para a captura dela foi providenciado um equipamento próprio.
De acordo com a médica veterinária Juliana Dantas, do Setor de Bem-Estar Animal, do Centro de Controle de Zoonose, no imóvel também havia um jabuti e uma cadela fugiu quando da chegada da equipe para averiguação da denúncia.
Os animais estavam com bastante sede, então foi improvisada uma vasilha com água para eles. A água que estava nas vasilhas dos cães, no quintal, estava verde indicando, segundo os profissionais da saúde, que era água da chuva. Havia ração no imóvel, mas, não estava ao alcance dos animais.
A vereadora Alessandra Bellucci, que é protetora independente de animais, disse que nunca viu uma cena como a do cachorro em avançado estado de decomposição.
O cão que estava foragido já foi devolvido para o verdadeiro dono – é um cachorro preto -, dois cães vão para a casa da vereadora e uma pitbull branca, que está bastante debilitada, vai para tratamento no Centro de Controle de Zoonose.
Até o encerramento da ocorrência, o responsável pela residência não havia sido localizado. Testemunhas informaram que ele é usuário de drogas.