O XV Festival Nacional de Teatro de Limeira recebe amanhã (20), às 14h, no Teatro Vitória, o espetáculo infantil “Era uma vez um tirano”, da Cia. Cerne, de São João de Meriti (RJ). A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.
Em 2017, “Era uma vez um Tirano”, de Ana Maria Machado, completou 35 anos de publicação sem nunca ter sido adaptado para teatro no Brasil. O clássico da literatura infantojuvenil brasileira narra a história de um lugar feliz e colorido, cujo povo perde sua liberdade a partir do momento em que um ditador toma o poder. Após um longo tempo cinzento, caracterizado por mandos e desmandos por parte do tirano, três crianças se conhecem e, com um arco-íris no bolso, uma canção no corpo e uma chuvarada de estrelas, resolvem contagiar a população na tentativa de pôr fim àquele tempo de tristeza.
Com adaptação de Vinicius Baião, a Cia. Cerne apresenta a primeira montagem de “Era Uma Vez um Tirano” no Brasil e pretende, além de homenagear sua autora, fomentar a discussão sobre as possibilidades de um fazer teatral direcionado a crianças e adolescentes que toque, de maneira lúdica, em questões sociopolíticas.
Com entrada gratuita e classificação livre, os ingressos devem ser retirados 1h antes da apresentação, na bilheteria do Teatro Vitória, localizado na Praça Toledo Barros, s/n, Centro. Confira a programação completa do festival em www.limeira.sp.gov.br/festivaldeteatro.