A dona Amália Cora Trobo, de 86 anos, é uma senhora espanhola acostumada desde muito cedo com adversidades. Ainda criança e adolescente, foi testemunha da Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e logo em seguida da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Durante o conflito mundial, a família na Espanha chegou a abrigar refugiados que escaparam dos nazistas. Migrou para o Brasil já casada, em 1963, com um filho, um ano após o marido ter desembarcado, em São Paulo. O casal havia decidido deixar o país de origem em meio à ditadura comandada com mão de ferro pelo general Francisco Franco (1939-1975).
No Brasil, após São Paulo, a família passou por Taubaté, Campinas e depois fixou-se em Limeira. O casal teve mais dois filhos brasileiros. Um deles, a autônoma Milagros Lopes Giacon. Agora, dona Amália está em isolamento na sua residência há mais de 40 dias. Mas, ela resolveu se ocupar com um gesto bastante nobre.
A filha vem fazendo doações de máscaras, confeccionadas em ritmo caseiro pela dona Amália na sua máquina de costura. “Por tudo que passou, seu espírito de solidariedade é amplo, diante do que estamos vivendo”, disse se referindo à pandemia de coronavírus. “Seu objetivo agora vem sendo fazer o maior número de máscaras para doações”.
Na terça-feira (28), Milagros entregou ao prefeito Mario Botion um lote de 60 máscaras produzidas pela mãe. A doação foi feita no gabinete do prefeito. “É um belo gesto de solidariedade e que sirva de exemplo”, afirmou Botion. O prefeito ainda gravou uma mensagem dirigida à dona Amália, em que a agradece e cumprimenta pela atitude. “É dignificante um gesto desse, a população de Limeira agradece muito a senhora”, disse.
As máscaras foram destinadas para a Secretaria de Saúde, para utilização dos profissionais que estão atuando no enfrentamento à pandemia. O assessor de gabinete, Everton Ferreira, participou da entrega.