Jovens nascidos em 2004 na Espanha têm até o dia 15 de outubro para solicitar o recebimento do Bono Cultural Joven, iniciativa que oferece 400 euros para os jovens que completam 18 anos em 2022 gastarem em experiências e produtos culturais.
O incentivo idealizado pelo governo de Pedro Sánchez (PSOE), possui aproximadamente 3 mil empresas cadastradas e vale para filmes, livros, músicas, videogames, experiências no campo artístico, seja em formato físico ou digital.
O bônus consiste num cartão virtual pré-pago com disponibilidade para uso em determinadas lojas, de acordo com o El País. O benefício é dividido em 3 partes, de forma que 200 euros sejam destinados especificamente para artes performáticas, 100 euros para produtos físicos e 100 euros para produtos digitais.
A expectativa é que cerca de 500 mil pessoas sejam beneficiadas pelo programa em 2022. Os jovens contemplados agora terão um ano de prazo para utilizarem a quantia oferecida.
O governo explica que o objetivo do bônus não é apenas oferecer a quem completa 18 anos “um impulso econômico para descobrir e desfrutar da cultura”, mas também “revitalizar e dinamizar o setor cultural na Espanha, fortemente atingido durante a pandemia”.