Um recente levantamento realizado nas escolas da rede municipal de ensino de Iracemápolis revelou melhorias significativas nos índices de alfabetização. Em uma avaliação aplicada aos alunos dos 3º, 4º e 5º anos, constatou-se que 85% deles atingiram um nível satisfatório de alfabetização.
A prova, realizada entre os dias 8 e 12 de maio, teve como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes no processo de alfabetização. No entanto, é importante ressaltar que os alunos do 1º e 2º ano não participaram dessa sondagem, uma vez que estão no estágio inicial de aprendizado.
Vilcéia Salvino, diretora do Departamento de Educação, enfatizou o empenho da equipe educacional para recuperar as defasagens causadas pela pandemia de Covid-19. Desde o retorno das aulas presenciais no final de 2021, foram promovidas formações e capacitações para professores e gestores, visando superar os desafios impostos pela situação excepcional.
Apesar do resultado positivo, Vilcéia reconhece que ainda existem obstáculos a serem enfrentados. Com o intuito de proporcionar um aprendizado de qualidade a todos os alunos e garantir que eles adquiram as competências necessárias para o ensino fundamental, o departamento planeja contratar professores que possam oferecer reforço escolar durante o contraturno.
A busca pela melhoria da qualidade do ensino tem sido uma prioridade em Iracemápolis. Investimentos têm sido feitos em formações e capacitações para os profissionais da educação, além da aquisição de um sistema informatizado para as escolas e o departamento de educação, bem como de materiais pedagógicos de alta qualidade e notebooks para os professores.
Vilcéia aproveitou a oportunidade para parabenizar os professores, gestores e toda a comunidade escolar pelo resultado alcançado. Ela ressaltou que o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso educacional.
A avaliação diagnóstica realizada pelos professores e os dados fornecidos pelos gestores indicaram o seguinte percentual de alunos com dificuldades:
- Nível de escrita:
- Pré-silábico: 3,5%
- Silábico: 3%
- Silábico-alfabéticos: 9%
Os resultados são encorajadores e demonstram os esforços empreendidos pelos profissionais da educação de Iracemápolis para garantir um futuro promissor aos alunos, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia.