A Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea), a Casa da Cultura Oswaldo Salibe e a Casa da Cultura 2 retomaram suas aulas nesta segunda-feira (13), nos cursos de balé, jazz adulto e infantil, artes plásticas – nas modalidades desenho, pintura a óleo sobre tela, artesanato com EVA e crochê -, violão, teclado e teatro. Os equipamentos integram o Departamento de Formação para Artes da Secretaria de Cultura de Limeira. Somente na Emcea e na Casa Oswaldo Salive, são aguardadas mais de 500 pessoas em 2023.
Kemilly, de 13 anos, é aluna do terceiro ano de balé e disse que adora a professora e que o balé a ajudou em sua postura e flexibilidade. O curso é ministrado pela profissional Rebecca Loys, que recebe diversas alunas iniciantes neste ano por conta de boas referências. Uma das mães, Andrea, ao ser perguntada o porquê da escolha do balé para a filha, respondeu: “Sempre tive vontade de fazer balé, a minha filha queria, então a inscrevi no curso quando vi que havia vagas. Eu tenho amigas que fizeram balé na Emcea e elas deram boas referências”, conta.
Já no curso de violão, Cleusa Maria é aluna nova e adorou seu primeiro dia. “Sempre tive vontade de aprender a tocar violão, escolhi o curso aqui por ser gratuito. Já adorei a primeira aula, o professor é ótimo e simpático”, explicou. Outro aluno, Pedro, já faz o curso de violão há 7 anos, expressou que aprendeu bastante durante este tempo e acrescentou: “Sou deficiente visual e o professor auxilia muito, as explicações são ótimas. Os alunos também ajudam um ao outro”.
Os cursos são ministrados pelos professores: Gilio Mialichi (artes plásticas), Lea Moraes (artes plásticas), Luis Henrique de Oliveira Tolentino (violão), Marisa Helena Baron de Lima (teclado), Rebecca Loys (balé e jazz) e Sandra Saura (artes plásticas – artesanato). O curso de teatro, inicialmente, contará com os professores Leandro Bonin e Tatiana Alves. As aulas são distribuídas de segunda a sexta, em diversos horários para a população a partir de 7 anos.
AINDA EM TEMPO
Ainda há vagas remanescentes para alguns dos cursos oferecidos nos equipamentos culturais, nas áreas de balé, jazz, teclado, violão, teatro e artes plásticas (na modalidade artesanato). Os cursos são distribuídos entre a Emcea (Rua Boa Morte, 471 – Centro) e a Casa da Cultura Oswaldo Salibe (Rua Renato Moretti, 222 – Parque Nossa Senhora das Dores). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3441-5493.