A Prefeitura de Limeira realizou uma fiscalização e reparo preventivo no sistema sonoro e visual do alarme da Ponte Preta na tarde desta sexta-feira (3). A ação contou com a participação da Defesa Civil, agentes de trânsito, técnicos de manutenção da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e da Secretaria de Mobilidade Urbana.
O dispositivo de alerta tem como finalidade avisar os motoristas em caso de enchentes na via pública e durante as chuvas recentes, o alarme estava funcionando regularmente e recebendo manutenção preventiva com frequência. Durante a fiscalização, as equipes realizaram a limpeza dos sensores, das placas de alerta de risco de alagamento e a troca de lâmpadas dos sinalizadores intermitentes.
Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a via que passa sob a ponte possui nível inferior ao da calha do Ribeirão Tatu, o que causa enchentes com chuvas mais intensas que impedem a água de escoar no local. Para evitar que os motoristas passem sob a ponte em situações de risco, o Secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, determinou que a Defesa Civil, com apoio de viaturas operacionais da GCM, se desloquem para o local sempre que ocorrerem chuvas mais intensas que provoquem alagamentos na região. As viaturas permanecerão estacionadas nas proximidades como medida preventiva.
Nos últimos dias, veículos ficaram ilhados no local e o alarme não havia funcionado, como mostrado no Rápido no Ar.