Um idoso, de 72 anos, foi socorrido pela equipe do helicóptero Águia, da Polícia Militar, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), nesta segunda-feira (24). O homem estava em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, e, por isso, a aeronave foi utilizada para o resgate.
A vítima estava na praia quando sentiu um mal-estar. O acesso ao local é mais demorado e, por causa da complexidade do caso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) acionou a PM. “Conseguimos fazer um trajeto de quase duas horas em 12 minutos, com a aeronave”, explicou o tenente Rafael Pereira Corrêa, que participou do socorro.
Após os primeiros atendimentos realizados pelos profissionais do Samu, a vítima foi levada de ambulância até o local onde a aeronave pousou. “Ele estava consciente, porém mostrava desvio de rima [sorriso torto] e tinha dificuldade de mexer a perna direita”, contou o tenente ao se referir aos sintomas típicos de um AVC.
O transporte aéreo deixou o idoso com outra equipe do Samu e ele foi levado para o Hospital Municipal de Ilhabela. “Depois de diagnosticado e tratado, ele já apresenta uma melhora na força motora. Em casos assim, o tempo de socorro é primordial”, finalizou o policial.